Especialidade Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia (ORL) é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça, pescoço, boca e esôfago. Algumas funções e sentidos importantes para uma vida saudável, como o olfato, a fala, equilíbrio e audição recebem a atenção desta especialidade.
A frequência das avaliações médicas varia de acordo com o histórico familiar e exposição a fatores que podem desencadear estas patologias “Visitas regulares ao Otorrino (desde recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos) contribuem para a prevenção ou cuidados com doenças que costumam surgir nesses sistemas”.
Áreas de atuação:
Medicina do Sono
Trata, além do ronco, da síndrome da apneia obstrutiva do sono, relacionada à obstrução das vias aéreas superiores durante o sono e caracterizada por roncos e/ou aumento do esforço respiratório, que resulta em um sono não reparador e suas diversas consequências.
Rinologia e Cirurgia Endocóspica Nasal
Área responsável pelo tratamento das doenças relacionadas à respiração nasal e aos seios da face (sinusites inclusive). Muitas vezes se associa a outras especialidades médicas como a Cirurgia maxilo-facial e a Neurocirurgia para tratamento de doenças na base do crânio. Atua ainda em conjunto com a Oftalmologia no tratamento de doenças das vias lacrimais e com a alergologia no tratamento das rinites.
Laringologia
A Laringologia é a especialidade médica que trata da laringe e suas funções. A Laringe é um órgão único localizado no pescoço, cuja estrutura cartilaginosa dá suporte a um conjunto de músculos intrínsecos que promovem a sua função de fonação e de proteção da via aérea. Trata, portanto, dos casos de rouquidão e, cada vez mais frequente, dos casos de manifestações laríngeas da Doença do Refluxo, como pigarro, irritação crônica da garganta, tosse e outros sintomas relacionados.
Otologia
Subespecialidade da Otorrinolaringologia que trata das afecções clínicas e cirúrgicas do ouvido. Nessa área se enquadram as otites, as labirintites, os casos de surdez parcial ou total, zumbido e tumores relacionados ao ouvido e à base do crânio.
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Antes ligada à área de Cirurgia Geral a Cirurgia da Cabeça e do Pescoço (CCP) vem ganhando cada vez mais espaço dentro da otorrinolaringologia como especialidade correlacionada. Tal fato credenciou a especialidade como pré-requisito para a especialização em CCP. A especialidade relaciona-se ao tratamento dos cistos e tumores da glândula tireóide, bem como de outras lesões tanto benignas quanto malignas da região da cabeça e do pescoço.
Cirurgia Plástica Facial
Talvez uma novidade para muitos no Brasil a Cirurgia Plástica Facial faz parte da área de atuação do médico otorrinolaringologista por todo o mundo. Nas últimas 3 décadas a subespecialidade vem se fortalecendo ancorada especialmente nos procedimentos de rinoplastia, mas a formação acadêmica do médico otorrinolaringologista, especialmente aquele que opta em se subespecializar, vem ganhando cada vez mais força.