Vamos falar sobre uma das queixas mais frequentes no consultório do especialista em cirurgia do joelho, a dor da região da frente do joelho.
Esse tipo de dor é comum, tanto em sedentários, quanto em atletas, com motivos diferentes que acabam causando o mesmo sintoma.
O tratamento deste problema depende de um diagnóstico correto.
Para entendermos o que acontece, vamos primeiro conhecer nosso joelho.
Temos o osso da coxa (fêmur) em cima, o osso da perna chamado de tíbia e a fíbula em baixo, e a patela ou rótula na frente.
Esses ossos formam a articulação do joelho.
Essa articulação fica dentro de uma cápsula, a cápsula articular, que “embrulha” esses ossos, separando o espaço intra-articular, do que é extra articular. Dentro desta cápsula existe um líquido chamado líquido sinovial, que funciona como lubrificante da articulação.
Cerca de um terço das pessoas tem uma expansão desta cápsula, na parte de trás do joelho, que forma uma espécie de ‘pelota’, ou seja, um cisto, que é chamado de cisto poplíteo ou cisto de Baker, e isso é normal.
Recobrindo os ossos dentro da articulação, temos o tecido chamado de cartilagem, exatamente igual a cartilagem que vemos na coxinha do frango. A cartilagem é um tecido especializado em amortecer o impacto e é extremamente liso. A cartilagem evita o atrito entre os ossos e é lubrificada pelo líquido sinovial.
Na foto acima vemos nitidamente a diferença entre a cartilagem normal e uma lesão.
Dentro do joelho temos os meniscos, que são duas estruturas em forma de meia lua, uma de cada lado da articulação (menisco medial e menisco lateral). Eles funcionam como arruelas, ajudando o encaixe dos ossos e a distribuição do peso do corpo na articulação.
Temos ainda os ligamentos (os principais são: cruzado anterior, cruzado posterior, colaterais medial e lateral e o ligamento patelo-femoral medial) que são estruturas estabilizadoras, semelhantes a uma corda, que unem os ossos da articulação. Eles também funcionam como sensores para coordenarem nosso equilíbrio.
O músculo que estica o seu joelho é o quadríceps, formado pelos músculos vasto medial, vasto intermédio e vasto lateral, e pelo reto femoral, e se encontra na frente da coxa. Ele abraça a patela através do tendão quadricipital e da retinácula, e forma um tendão que prende a patela na tíbia, e se chama tendão patelar.
Os músculos responsáveis por dobrar seu joelho são os posteriores da coxa (isquiotibiais), eles cruzam o joelho por trás e se prendem na perna (você os sente como cabos atrás do joelho).
Além do quadríceps e dos posteriores da coxa, temos outros músculos importantes para o funcionamento dos joelhos que são os glúteos, que formam o bumbum, e as panturrilhas.
Os músculos Sartório, Grácil e Semitendíneo, se prendem na tíbia, formando um conjunto chamado “pata de ganso”, que ajuda a estabilizar o lado interno do joelho.
Existem diversos problemas que podem causar dor no joelho e o tratamento depende de um diagnóstico correto.
A seguir veremos algumas das possíveis causas diagnósticas deste tipo de dor.
DORES REFLEXAS
As dores reflexas são aquelas que se originam em outros lugares, mas sentimos no joelho. Como por exemplo, temos a dor ciática, que apesar de ser causada por alterações da coluna ou compressões nos glúteos, se apresenta como dor na perna e no joelho.
As dores reflexas do quadril, são aquelas que doem no joelho, mas são causadas por alterações do quadril. Como por exemplo, pacientes com artrose do quadril, muitas vezes procuram o médico com queixa de dor no joelho. Isso acontece porque o nervo responsável pela sensibilidade do quadril também é responsável pela sensibilidade em uma parte do joelho. Ele se chama nervo obturador. Neste caso apesar da dor ser no joelho, a causa dela está no quadril, e o tratamento deve ser focado nele.
DOENÇAS SISTÊMICAS
Doenças sistêmicas são aquelas que acometem o organismo como um todo. As doenças reumáticas como lúpus, artrite reumatoide e a gota são causas frequentes de dor no joelho.
As leucemias, que são um tipo de câncer do sangue, também são uma causa de dor na região do joelho. Nestes casos, o tratamento é o da doença em si.
DOENÇAS ESPECÍFICAS DO JOELHO
As causas de dor que se originam no joelho podem ser divididas em três grupos:
- Peri-articulares
- Intra-articulares
- Patelo-femorais
As peri-articulares, são aquelas onde a causa da dor está em estruturas ao redor da articulação do joelho fora da cápsula articular. Entre essas causas podemos listar as tendinites, as bursites e alguns tipos de tumores.
As intra-articulares tem origem em estruturas dentro da articulação, como as lesões dos meniscos, da cartilagem, a artrose, as plicas sinoviais e as sinovites, assim como tumores que possam existir dentro da articulação.
As patelo-femorais são aquelas relacionadas a articulação da rótula (patela) com o fêmur. Aí encontramos diversas causas de dor:
- Alterações no modo como a rótula se movimenta sobre o fêmur.
- Hiper-pressão, condição em que a patela se ‘esfrega’ contra o osso da coxa, causando atrito excessivo
- Artrose, que é o processo de desgaste dos ossos de uma articulação
- As lesões de cartilagem.
ANORMALIDADES BIOMECÂNICAS
As anormalidades biomecânicas provavelmente são a causa mais comum de dor na frente do joelho. A dor pode estar relacionada a anormalidades estruturais do osso que fica logo abaixo da cartilagem, chamado de osso subcondral, ou a alterações na estrutura da própria cartilagem. Como por exemplo, no caso da tão falada condromalácea (condro significa cartilagem e malácea significa amolecimento, portanto condromalácea pode ser traduzido por cartilagem amolecida). Essas alterações estruturais levam a uma menor capacidade de absorção de impacto, causando dor.
Por fim, a dor também pode estar relacionada a excesso de carga na articulação. Não existe um problema no joelho, o problema está na quantidade de esforço a que ele está submetido. Isso pode acontecer por excessos no treino de um atleta, por mudanças nas atividades físicas de qualquer pessoa, ou por ganho de peso.
Vimos, portanto, que existem diversas causas que podem ser responsáveis pela dor na frente do joelho. Mais adiante nos aprofundaremos em cada uma dessas causas.
Para que o tratamento correto da dor no joelho possa ser feito, é fundamental termos um diagnóstico exato da causa dessa dor. Procure seu ortopedista.
Ah! E por que meu joelho estala?
Os estalos nas articulações ocorrem pelo deslocamento de ar e do líquido sinovial dentro da articulação.
Neste link:
Você assiste a uma articulação de um dedo estalando. O dedo é puxado e observa-se a formação de uma mancha preta no espaço da articulação. É uma bolha de ar!
Esses deslocamentos de líquido e de ar podem ocorrer nas articulações, nos músculos e nos tendões. Podem causar estalidos muito altos, únicos ou constantes e repetitivos. Em geral são indolores e não travam a articulação. Se o estalido for doloroso, ou houver um bloqueio, um travamento da articulação, você deve procurar seu ortopedista, imediatamente, pois pode haver alguma coisa solta dentro dela. O que chamamos de corpo livre, e discutiremos mais à frente.
(“nenhuma violação de direitos autorais pretendida”)